Prazer em Ler

O programa Prazer em Ler tem o objetivo de contribuir para a efetivação do direito à leitura, por meio da formação de leitores e da formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas.

Sobre o Programa

O objetivo do programa Prazer em Ler é contribuir para a efetivação do direito à leitura, por meio da formação de leitores e da formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas. A metodologia do programa prevê potencializar e integrar quatro eixos essenciais para a promoção da leitura:
 
• Espaço de leitura: local organizado de forma a acolher diferentes tipos de público e estimular a interação do leitor com os vários gêneros literários, suportes de leitura e com outros leitores.
 
• Acervo: livros (impressos ou digitais) e outros suportes, preferencialmente de literatura, selecionados de acordo com critérios de qualidade e de interesse dos leitores, organizados de forma a propiciar a autonomia na escolha.
 
• Mediação da leitura: ação capaz de orientar e estimular o interesse pela leitura junto a públicos diversos, planejada no sentido de promover o valor da leitura e a cultura leitora nas comunidades nas quais os projetos estão inseridos.
 
• Gestão compartilhada de projeto: processos e procedimentos colaborativos, com ênfase no diálogo, que proporcionem às pessoas equidade de participação no projeto coletivo, e a visão integrada de planejamento, monitoramento e avaliação na promoção da aprendizagem.
 
O programa Prazer em Ler foi criado em 2006, para adicionar intencionalidade e metas explícitas ao trabalho de promoção da leitura que o Instituto C&A já desenvolvia por meio de apoio a projetos de arte-educação e educação pelo trabalho.
 
De acordo com o Inaf 2011/2012 (Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional), apenas 26% da população brasileira entre 15 e 64 anos tem domínio pleno da leitura e da escrita — ou seja, é capaz de ler e compreender textos longos, localizar e relacionar informações, comparar dados e fazer uma análise crítica do que lê. Outro dado preocupante do estudo é que cerca de 6% dos brasileiros na faixa etária analisada são analfabetos absolutos. São cerca de oito milhões de pessoas incapazes de realizar tarefas simples que envolvam a decodificação de palavras ou frases.
 
No que se refere à edição 2012 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Brasil ocupa o 55º lugar entre 65 países participantes da pesquisa em leitura. O Pisa é uma avaliação em leitura, matemática e ciências realizada a cada três anos, pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com estudantes de 15 anos de idade. O teste em leitura visa avaliar a capacidade de o indivíduo compreender, usar, refletir sobre e interagir com textos escritos, de forma que atinja seus objetivos, adquira conhecimentos e participe da sociedade.
 
Mas aumentar o domínio da leitura e da escrita do brasileiro não é a única preocupação do programa Prazer em Ler. Promover a fruição cultural por meio do fomento à leitura de literatura está também entre os desafios centrais do programa, que atua a partir do seguinte princípio básico: “Ler é uma prática social fundamental à formação do cidadão e importante via de acesso ao conhecimento e à cultura”.
 
O programa Prazer em Ler realiza atividades em três frentes: no desenvolvimento de projetos de leitura em diferentes espaços institucionais (ONGs, escolas, bibliotecas, entre outros); na disseminação à sociedade da importância da leitura e de boas práticas na área; e na articulação com diferentes agentes sociais que atuam ou podem atuar na promoção da leitura.

Ações

As ações do programa Prazer em Ler estão didaticamente organizadas em três frentes: no desenvolvimento de projetos de leitura em diferentes espaços institucionais (ONGs, escolas, bibliotecas, entre outros); na disseminação à sociedade da importância da leitura e de boas práticas na área; e na articulação com diferentes agentes sociais que atuam ou podem atuar na promoção da leitura.
 
Nosso trabalho de apoio ao desenvolvimento de projetos de leitura concretiza-se, principalmente, pelo fomento à constituição de polos de leitura e pela realização do concurso Escola de Leitores. Tanto num caso quanto noutro, adotamos como metodologia potencializar e integrar os quatro eixos que consideramos essenciais à promoção da leitura: espaço de leitura, acervo, mediação da leitura e gestão compartilhada de projeto.
 
Os polos de leitura são núcleos de organizações sociais criados em um determinado território, com apoio do Instituto C&A. Eles são formados por organizações sociais – ONGs, associações de base comunitária e de atendimento à criança e ao adolescente e escolas –, que se unem para a elaboração, desenvolvimento e gestão de um projeto coletivo de promoção da leitura. No ciclo de apoio a projetos 2013-2015, o programa Prazer em Ler fomentou atividades em 12 polos de leitura, dispersos em 24 municípios.
 
Além de implementarem projetos de promoção da leitura, os polos do programa Prazer em Ler recebem apoio para a realização de seminários locais e regionais, com a finalidade de disseminar conceitos e práticas na área. Os polos também atuam com incidência política, ganhando destaque a participação na elaboração e no cumprimento dos Planos Municipais e Estaduais do Livro e Leitura – os PMLLs e os PELLs.
 
O concurso Escola de Leitores agrega as ações do programa Prazer em Ler voltadas mais diretamente à promoção da leitura literária nas escolas. A iniciativa visa mobilizar comunidades escolares para implementação e aprimoramento de projetos e políticas de formação de leitores de literatura em redes municipais de ensino.
 
O concurso Escola de Leitores já cumpriu três edições (2009, 2011 e 2014), envolvendo escolas nas localidades de Natal/Parnamirim (RN), Paraty (RJ), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
 
Ainda sobre a frente de trabalho do programa Prazer em Ler voltada à disseminação da importância da leitura, ressaltamos o apoio do Instituto C&A a eventos como o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens e a Flipinha, a versão para crianças da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
 
No campo das articulações interinstitucionais, o destaque é a participação do Instituto C&A no Movimento por um Brasil Literário, na campanha Eu Quero Minha Biblioteca e no acompanhamento das ações do Plano Nacional do Livro e Leitura e da Frente Parlamentar Mista do Livro e Leitura da Câmara dos Deputados.

Parceiros

O programa Prazer em Ler estabelece relações de parceria com instituições sem fins lucrativos voltadas à educação de crianças e adolescentes, com ONGs dedicadas à difusão da importância da leitura e com o poder público.

O programa Prazer em Ler opera segundo a política de apoio a projetos do Instituto C&A. Para saber mais sobre o assunto acesse a seção Apoio a Projetos deste site.

Material de Apoio

  • Entrevista de Volnei Canônica, coordenador do programa Prazer em Ler na Flip - Band News FM
    Entrevista de Volnei Canônica, coordenador do programa Prazer em Ler na Flip - Band News FM


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  • Entrevista de Volnei Canônica,coordenador do programa Prazer em Ler do Instituto C&A, sobre o concurso Escola de Leitores.
    Entrevista de Volnei Canônica, coordenador do programa Prazer em Ler do Instituto C&A, sobre o concurso Escola de Leitores. Programa Estação Cultura, Rádio MEC (Rio de Janeiro) - 800 AM, em 11/08/2011


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  • Jornal do Comércio - Notícia sobre a Biblioteca Comunitária Nova Chocolatão - de Porto Alegre (RS)

    • Peso do arquivo: 0,27 mb
  • Porto Alegre Mais Leitora. A Construção do Plano Municipal do Livro e Leitura

    • Peso do arquivo: 1,37 mb
  • Dicas para preenchimento e cadastro do formulário do projeto coletivo de leitura

    • Peso do arquivo: 0,18 mb
  • A Leitura Literária na Escola Pública Potiguar. Realização: Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) com o apoio do Instituto C&A

    • Peso do arquivo: 3,01 mb
  • Midia e promoção da leitura literária para crianças e adolescentes

    • Peso do arquivo: 2,02 mb
  • Proposta Técnica Prazer em Ler. Realização: Instituto C&A

    • Peso do arquivo: 1,82 mb
  • Por que alguns livros, ou textos, mexem com a nossa cabeça? Por Antônio Gil Neto

    • Peso do arquivo: 0,01 mb
  • Contextualização do programa Prazer em Ler. Por Alais Ávila, assessora especializada em educação do Instituto C&A

    • Peso do arquivo: 0,03 mb
  • Entrevista José Mindlin - concedida ao boletim Ação e Participação em agosto de 2006

    • Peso do arquivo: 0,04 mb
  • Seminário Internacional Placer de Ler - 2008

    • Peso do arquivo: 8,67 mb
  • Prazer em Ler 3 anos. Realização: Instituto C&A

    • Peso do arquivo: 2,91 mb
  • Publicação Prazer em Ler II. Realização: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e Instituto C&A

    • Peso do arquivo: 5,41 mb
  • Leituras em Elos: o Prazer em Ler com Crianças e Adolescentes. Realização: Editora PUC-RJ, Ciespi e Instituto C&A

    • Peso do arquivo: 0,79 mb
  • Publicação Prazer em Ler. Realização: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e Instituto C&A

    • Peso do arquivo: 1,28 mb
  • Campanha "Eu quero minha biblioteca"

    Realização: Instituto Ecofuturo. Apoio: Instituto C&A


  • Concurso Escola de Leitores do programa Prazer em Ler


  • Programa Prazer em Ler

    Conheça a metodologia de formação de leitores do Instituto C&A.




Promoção da Leitura


Pesquisa


Museus e Centros Culturais


Bibliotecas


Associações


Polo de Leitura

Ler e Ler - Betim (MG)
Sou de Minas, Uai - Belo Horizonte (MG)
Guaralendo - Guaratinguetá (SP)
Conexão Leitura - Rio de Janeiro (RJ)
Literasampa
EMredando Leituras - Salvador (BA)
Rede Leitora Ler pra Valer - São Luís (MA)
Rede de Leitura Ler com Arte - Curitiba (PR)
Rede de Bibliotecas da Região Metropolitana do Recife

Seminário


Recomendações do programa Prazer em Ler no mais fiel estilo "um livro que mexeu com a minha cabeça".

"A Literatura em Perigo" "Os Jovens e a Leitura - Uma Nova Perspectiva" "Se um Viajante numa Noite de Inverno" "Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa" "Letramento no Brasil: Reflexões a partir do Inaf 2001" "Livro e Liberdade" "Escola, Sala de Leitura e Biblioteca Criativas: O Espaço da Comunidade" "O Ato de Ler - Fundamentos Psicológicos para uma Nova Pedagogia da Leitura" "Ensinar a Ler, Ensinar a Compreender" "A Aventura do Livro - Do Leitor ao Navegador: Conversações com Jean Lebrun" "A Leitura Rarefeita. Leitura e Livro no Brasil" "Como um Romance" "A Biblioteca à Noite" "Nos Caminhos da Literatura (Peirópolis, 2008)"

Projetos

Aqui você pode consultar todos os projetos desse programa. Utilize a busca abaixo para buscar por estado e cidade.

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