Celebração à leitura

Instituto C&A em 29 de dezembro de 2017

O Programa Prazer em Ler, por meio da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias(RNBC), foi um dos vencedores da categoria Bibliotecas da segunda edição do Prêmio IPL - Retratos da Leitura. Idealizado pelo Instituto Pró-Livro, a premiação tem o objetivo de valorizar e dar destaque a iniciativas de incentivo à leitura em nosso país. O evento de premiação aconteceu no início de dezembro e contou com a presença de vários personagens ilustres, como o patrono do prêmio, Maurício de Souza, o pai da Turma da Mônica. Foram entregues 12 estatuetas em 4 categorias diferentes.

Além do prêmio entregue a RNBC, o Instituo C&A recebeu menção honrosa pelos dez anos de promoção do fomento à leitura, por meio do Programa Prazer em Ler. Lançado em 2006, o programa começou com o apoio individual às bibliotecas comunitárias. Em 2010, deu-se início ao apoio de polos de leitura – um agrupamento dessas bibliotecas por região, o que permitiu a troca de experiências, o aprimoramento de práticas e o começo do trabalho de incidência em políticas públicas nos municípios. Dessa união de bibliotecas comunitárias, surgiu a RNBC, que levará adiante os princípios do Programa Prazer em Ler.

“O prêmio é um reconhecimento do papel e da importância das bibliotecas comunitárias como equipamento com finalidade publica que atua em regiões onde os direitos culturais da população não são garantidos”, avalia Patrícia Lacerda, gerente da área de Educação do Instituto C&A.


“Fomos homenageados pelo investimento continuado no campo da promoção da leitura. Comprovamos que este é um investimento que vale muito a pena, pois tem impacto positivo na ampliação e qualificação de leitores no Brasil. A partir do programa Prazer em Ler é possível afirmar que se tivermos investimentos consistentes e continuados em políticas públicas de livro, leitura, literatura e biblioteca veremos uma transformação imensa no pais. Essa deveria ser uma prioridade da ação Estatal.”

Patricia Lacerda

Legado na Educação

Ao longo de mais de duas décadas, apoiamos projetos que beneficiaram cerca de 1 milhão pessoas, principalmente educadores, crianças e adolescentes. Em 2016, decidimos concentrar nosso trabalho na promoção de uma indústria da moda mais justa e sustentável. Em um movimento planejado e de muito respeito com nossos parceiros do campo da educação, decidimos manter o investimento por mais três anos. “Nesse período, vamos nos concentrar no fortalecimento dos nossos parceiros, promovendo condições para que eles tenham autonomia nos processos, como estamos fazendo com a RNBC”, finaliza Patrícia.

 

Livro Prazer em Ler

Parte desse legado em educação está disponível para consulta nos dois volumes do livro Prazer em Ler que podem ser baixados na íntegra, gratuitamente. O volume I, Polos de Bibliotecas Comunitárias – Uma História de Parceria para a Garantia do Direito à Leitura, destaca os pilares do programa, sua construção, seu desenvolvimento e suas estratégias de implementação nas bibliotecas comunitárias de todo o Brasil. Faça o download aqui.

Já no volume II, Escola de Leitores – Uma Experiência de Promoção da Leitura na Rede Pública Brasileira, é mostrada a implementação do programa Prazer em Ler, suas estratégias e aprendizados junto as escolas publicas, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e as escolas de Paraty, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Natal e Parnamirim. Faça o download aqui.