Implementando um modelo circular

Instituto C&A em 11 de janeiro de 2018

Data limite: 18 de fevereiro de 2018

Moda Circular

O conceito de economia circular está redesenhando a indústria da moda para fazê-la trabalhar pelas pessoas e pelo meio ambiente. Ela questiona a indústria sobre a escolha de materiais, processos de fabricação, venda e uso. Essa nova forma de pensar na economia propõe que materiais seguros sejam usados continuamente, a água seja recuperada, a energia seja limpa e a biodiversidade seja valorizada e melhorada, permitindo que a indústria da moda seja uma força para o bem.

O Desafio

A indústria da moda global está mais aberta para a economia circular. Isso acontece tanto em termos técnicos (por meio de tecnologias que permitem a moda circular, como a reciclagem química), como em termos de modelo de negócio. Este último é especialmente importante, já que mudanças em modelos de negócio implicam uma alteração no conceito de propriedade. As roupas e as matérias-primas passam a ser fornecidas como um serviço e deixam de ser vistas como um produto a ser rapidamente descartado. 

Esses novos modelos de negócio são fundamentais para a mudança sistêmica do setor e irão resultar em melhor uso dos materiais e promover melhores condições de trabalho.Se, por um lado, há globalmente muitas teorias e publicações sobre modelos de negócio circulares e compromissos com a economia circular, por outro, poucas marcas/varejistas ou fornecedores estão redesenhando seu negócio em direção à circularidade. Esse fenômeno é o que o Instituto C&A identifica como uma “lacuna de implementação”.

Solicitação de propostas

Estamos procurando modos inovadores de reduzir a lacuna na implementação de modelos circulares em empresas em todos os níveis da cadeia de valor da moda.

O time global do Instituto C&A possui um orçamento de €1,5 milhão (Euros) para este edital (o orçamento máximo para uma proposta de apoio é de €300 mil). A proposta poderá ser parte de uma aliança entre organizações ou um programa mais amplo e alavancar outros fundos.

Este edital de propostas estará aberto até 18 de fevereiro de 2018. Para se inscreverem, os candidatos devem preencher os critérios descritos no documento de solicitação de propostas e usar o modelo de proposta disponível no apêndice.

As propostas devem ser enviadas em inglês para circular@candafoundation.org

Leia o documento de solicitação de propostas aqui.