Instituto C&A e Social Good Brasil anunciam finalistas do Demo Day

Instituto C&A em 14 de fevereiro de 2017

De um lado, empreendedores sociais; do outro, voluntários ligados ao setor têxtil. O resultado? Projetos inovadores para transformar positivamente a indústria da moda. No dia 6 de fevereiro, 11 empreendedores de todo o Brasil tiveram a oportunidade de apresentar suas iniciativas sociais no Demo Day, evento de premiação do Lab Inovação na Cadeia da Moda, ação desenvolvida pelo Social Good Brasil em parceria com o Instituto C&A.

Os projetos de Reboard, Ressignificando Resíduos Têxteis, Banco de Tecido, Casa Geração Vidigal, 10 Caminhos, Viver de Costura, Coopa-Roca, Firjan, Modellagio, Desfaz e Lab Fashion foram apresentados a profissionais do setor têxtil, organizações sociais, parceiros da C&A e do Social Good Brasil. Todos os empreendedores passaram por quatro meses de aceleração, nos quais participaram de encontros presenciais e trocas de aprendizados por meio de um ambiente virtual, mentoria individual com funcionários voluntários da C&A e feedback dos desafios entregues, tudo para alavancar suas ideias.

Os finalistas: DesFaz (1º colocado), Banco de Tecidos (2º colocado) e Modellagio (3º colocado), se destacaram e conquistaram a banca avaliadora, formada pela gerente de Fortalecimento de Comunidades do Instituto C&A, Daniela Pavan; diretora executiva do Social Good, Carolina de Andrade; especialista em educação para empreendedores, Guilherme Sarkis; gestor de programas do Instituto de Cidadania Empresarial, Diogo Quitério; gestora do Instituto Quintessa, Anna Aranha; e a diretora da Aliança Empreendedora, Cristina Filizzola. As três iniciativas receberam auxílio financeiro, no valor total de R$75 mil, para investir, manter ou dar início a suas iniciativas sociais.

A primeira colocada, Aline Cereja Ramos, 23 anos, apresentou uma plataforma digital que cria e articula formas alternativas de produção e consumo de moda sob demanda. “Agora é hora de fazer o projeto acontecer e continuar a trabalhar muito para realizar essa transformação, ajudando as pequenas marcar a causarem o impacto que desejam no setor. E, claro, a consultoria dos voluntários foi muito importante para que conseguíssemos construir e dar forma a um monte de vontades e ideias".

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o ecossistema do empreendedorismo social. Aplicar metodologias centradas no público-alvo de cada iniciativa e aprofundar o conhecimento sobre o problema social que desejavam enfrentar, por meio de desafios e tarefas em campo, com problemas e pessoas reais, também fizeram parte da programação. E receber o auxílio de mentores que trabalham na C&A, que conhecem o funcionamento da indústria da moda como ninguém, foi um dos pontos fortes da ação.

“Atrelar o programa de Voluntariado, que esteve voltado para a educação durante tantos anos, à indústria da moda, era uma das nossas metas. Porém, o resultado foi além, pois tivemos a oportunidade de trabalhar as competências profissionais de cada um dos voluntários, que estão totalmente voltadas para o varejo, de acordo com as necessidades dos empreendedores, e chegar a um resultado incrível para todos", afirma o gerente de Fortalecimento de Comunidades do Instituto C&A Daniela Pavan.

“O avanço e a democratização das tecnologias e novas mídias tornaram mais simples e acessíveis os processos de inovação e mobilização em torno de objetivos comuns, de transformar positivamente a indústria da moda. E é importante destacar que hoje não houve um ganhador, mas, sim, finalistas. Já que o objetivo e o desafio do projeto proposto pelo Instituto C&A e Social Good Brasil são desenvolver todos, para que, então, o mercado e o setor validem suas iniciativas", conclui o coordenador do Social Good Brasil Lab São Paulo, Fábio Santos.



Sobre o DesFaz

O DesFAZ é uma plataforma digital que cria e articula formas alternativas de produção e consumo de moda. Promovendo a produção sob demanda e a criação de serviços e experiências em moda sustentável.

Sobre o Banco de Tecido

O Banco de Tecido é um sistema que promove a circulação de sobras de tecidos da cadeia de produção têxtil. Nele qualquer pessoa ou empresa pode: depositar, retirar ou comprar tecidos que são vendidos a um preço único, por quilo.
Para escalar esta solução e recuperar toneladas de tecidos que vão antecipadamente para os aterros sanitários, o melhor modelo é a combinação de lojas físicas e de uma plataforma digital de serviços/marketplace voltada e desenhada exclusivamente para o mercado têxtil.

Sobre a Modellagio

A Modellagio é uma solução inovadora no processo de criação para os profissionais da Indústria da Moda. O Sistema conta com um App exclusivo para digitalização de modelagens e armazenamento em nuvem, um Fashion Cad que gera encaixes perfeitos para evitar desperdícios de matéria-prima e um marketplace que conecta profissionais no mundo inteiro.

Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A foi criado em 1991, com o objetivo de planejar, gerenciar e executar a política de investimento social da C&A. A partir de 2016, a organização se integra à C&A Foundation, organização com sede na Suíça e que coordena o investimento social de todos os institutos e fundações que levam o nome da C&A no mundo.

Por acreditar que a moda pode ser uma força para o bem comum, atua na promoção de uma indústria da moda mais justa e sustentável no mundo, que beneficie o meio ambiente, os trabalhadores desse setor e suas famílias. Diante disso, suas ações são focadas em três programas: Incentivo ao Algodão Sustentável, Melhores Condições de Trabalho e Combate ao Trabalho Forçado e Trabalho Infantil. Além disso, trabalha o engajamento como um tema transversal aos demais e que busca mobilizar os funcionários da C&A e a sociedade para a mudança.

Desde sua criação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 125 milhões, em cerca de 2 mil projetos sociais, em mais de cem cidades. Tais ações envolveram aproximadamente 1 milhão de pessoas, especialmente crianças, adolescentes e educadores. Em um processo de transição planejada, o Instituto C&A manterá seus programas na área de educação até fevereiro de 2019, período no qual investirá no fortalecimento de seus atuais parceiros, para que possam dar continuidade ao legado construído em conjunto.

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Foto: Finalistas do Demo Day, monitores voluntários da C&A e representantes do Instituto C&A / Bruna Biasi