Mapeamento em prol da equidade de gênero

Instituto C&A em 10 de abril de 2017

Até hoje (10 abril), estão abertas as inscrições para a primeira etapa do mapeamento da Plataforma UNA para identificar ações voltadas às lutas das mulheres. A plataforma é uma iniciativa da ONU Mulheres, da Womanity Foundation e da Brazil Foundation em parceria com o Instituto C&A.

Organizações que lideram projetos e trabalhos em prol do empoderamento das mulheres podem cadastrar-se na UNA preenchendo um questionário online. As informações registradas serão utilizadas para traçar o perfil de cada organização, bem como identificar as conexões entre elas. O objetivo desse trabalho é reunir, em um local único e de fácil acesso, dados relevantes sobre iniciativas que lidam com questões relacionadas a gênero.

Em um segundo momento, a plataforma irá automatizar, tornar inteligente e perpetuar o processo de mapeamento e identificação de conexo?es. Novos atores poderão cadastrar-se e apontar as parcerias e os relacionamentos com as organizações já inscritas, ou ainda indicar outras a serem incluídas na plataforma.

Podem inscrever-se as seguintes instituições:

  • Organizações da área social especializadas/com projetos no tema “mulher"
  • Organizações multilaterais (BID, Banco Mundial, Sistema ONU etc.)
  • Movimentos sociais
  • Redes sociais
  • Coletivos
  • Secretarias e órgãos de governo (federal, estadual e municipal)
  • Thinktanks que focam ou tangenciam a temática
  • Departamentos ligados aos Poderes Legislativo e Judiciário
  • Departamentos de relações internacionais de outros países no Brasil (embaixadas, câmaras de comércio bilaterais etc.) desde que desenvolvam ação em território brasileiro com independência
  • Organizações do Sistema S
  • Associações, fundações e conselhos setoriais (CNI, Fiesp etc.)
  • Sindicatos
  • Organizações de fomento à pesquisa (CNPq, Fapesp etc.)
  • Academias
  • Imprensa e órgãos de comunicação focados no tema “mulher"
  • Redes de fomento relacionadas ao tema (exemplo: Mulheres do Brasil e Rede de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade)
  • Empresas com ações e projetos focados no público-alvo feminino ou investimentos nesta temática (micro, pequeno, médio a grande portes)
  • Institutos e fundações empresariais (responsabilidade social e investimento social privado)
  • Organizações que fomentam o empreendedorismo feminino
  • Bancos e fundos de investimento
  • Grupos de mulheres
  • Consultorias e empresas de pesquisa

  • O cadastramento é gratuito pode ser feito aqui

    Foto: Joaquina Rodrigues de Souza, agricultora de Minas Gerais / Tatiana Cardeal