Programa Cadeia de Valor

by Joana Castello Branco on Jan 09, 2017

No fim de dezembro, ocorreu o primeiro encontro do programa Cadeia de Valor, promovido pelo Uniethos em uma parceria nossa com C&A, Cyrela, Instituto Cyrela, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira de Varejo Têxtil (ABVTEX), Serviço Social da Construção (SeconCiSP) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo da ação é apoiar micro, pequenas e médias empresas da cadeia da moda e da construção civil na implementação de um modelo sustentável de negócio. Esses dois setores são os que mais têm profissionais em condições de trabalho análogo ao escravo no ambiente urbano.

Ao longo de 18 meses, finalizando em dezembro de 2017, serão 10 encontros para tratar de temas como gestão, liderança, finanças e sustentabilidade. Além das aulas presenciais, o programa ainda contempla:

  • Diagnóstico da empresa feito pelo Sesi por meio de questionários, entrevistas com clientes e visitas presenciais;
  • Cerca de 20 horas de assessoria especializada individual;
  • Cursos técnicos específicos em temas relevantes para o setor têxtil;
  • Um plano de negócio focado em sustentabilidade.

As companhias serão analisadas sob nove indicadores:

Crescimento

  1. Vendas
  2. Empregos criados anualmente
  3. Satisfação da empresa líder
  4. Salários
  5. Satisfação do funcionário

Redução

  1. Custos
  2. Acidentes no local de trabalho
  3. Resíduos
  4. Consumo de energia


Aproximadamente 100 fornecedores diretos e subcontratados foram indicados por nós para passarem pela capacitação. “Queremos que esses prestadores de serviço saiam da sua zona de conforto e entendam a diferença que a sustentabilidade faz na competitividade, na produtividade e na responsabilidade socioambiental de seus negócios", diz Carla Stoicov, consultora do Uniethos, instituição que trabalha para ajudar empresas a desenvolver soluções que gerem valor para os negócios e a sociedade.


Fotografia de Tatiana Cardeal