Todos por uma educação com qualidade

by Instituto C&A on Jun 09, 2017

A Semana de Ação Mundial é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países em prol do direito à educação.

Coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação há 13 anos, a Semana de Ação Mundial (SAM) brasileira acontece até o dia 11 de junho em todo o País. A SAM é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, para envolver a sociedade civil em ações em prol do direito à educação. Ela exerce pressão sobre os governos para que cumpram os acordos nacionais e internacionais da área e, no Brasil, a edição de 2017 é dedicada ao monitoramento do terceiro ano de implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), que tem vigência até 2024.

De 2003 a 2016, a Semana mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. É a maior atividade de sensibilização da sociedade civil pelo direito humano à educação. Só no ano passado, mais de 200 mil pessoas se engajaram no Brasil, somando 1,2 milhão de participantes desde que esse movimento começou no País. No site da SAM, são disponibilizados vídeos com especialistas em educação e um manual com atividades que os interessados no tema podem realizar, como audiências públicas e rodas de conversa nas escolas. Após fazerem as ações locais, os membros da rede são estimulados a enviar os registros para compor o relatório oficial do evento.

Há oito anos , o Instituo C&A apoia a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, instituição responsável por promover a SAM. A inciativa é uma articulação de centenas de movimentos e organizações da sociedade civil que atuam para que todo cidadão tenha garantido o seu direito à educação pública de qualidade. “O PNE tem várias metas, e é muito importante que ações como a SAM aconteçam para que a evolução dessas metas seja acompanhada de perto", avalia a coordenadora de educação do Instituto C&A, Janine Schultz.

#SAM2017 e os ODS

Com o lema “Não vamos inventar a roda!", a SAM 2017 lança um olhar crítico sobre a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 4 – direito à educação, reforçando a necessidade do cumprimento da legislação e do PNE.

#100milhõesPor100 milhões

Na próxima segunda-feira, 12/06, Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil, será lançada, em Brasília, a campanha 100 Milhões por 100 Milhões, uma iniciativa global do Nobel da Paz Kailash Satyarthi, coordenada no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com parceria do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

O objetivo da campanha é mobilizar 100 milhões de pessoas para lutar pelos direitos de 100 milhões de crianças que vivem na extrema pobreza, sem acesso a saúde, educação e alimentação, em situação de trabalho infantil e completa insegurança. “Será um grande chamado, com forte participação da juventude, envolvendo representantes de diferentes setores unidos para combater todas essas formas de exploração. A vinda do Nobel ao Brasil para o lançamento dessa iniciativa representa apenas o começo de uma mobilização nacional muito grande", afirma Daniel Cara, coordenador da campanha. Saiba mais aqui