De voltas às raízes

Instituto C&A em 1 de Dezembro de 2017

Cultivar o algodão orgânico soa como um retorno a forma como a agricultura foi realizada algumas gerações atrás para muitos trabalhadores na Índia.

Faz três anos que o agricultor Shiv Lav iniciou a agricultura de algodão orgânico e ele está feliz com os resultados. O algodão orgânico colhido é armazenado em um canto de sua pequena casa e depois levado ao mercado. A coleta é um trabalho duro. Durante a fase de plantação e de colheita os trabalhadores passam muitas horas no campo.  

E é um mito que a agricultura é apenas uma atividade realizada pelos homens. A maior parte deste trabalho é feito por mulheres que desempenham um papel significativo neste mercado. Mas raramente elas tomam as decisões econômicas e muitas vezes não têm o mesmo acesso aos recursos que os homens.

“Cultivar algodão orgânico é um retorno às formas tradicionais de cultivo na Índia; uma prática que se perdeu por algumas gerações. ”

Dinesh Khanna, fotógrafo

As imagens emotivas do fotógrafo Dinesh Khanna de agricultores de algodão orgânico podem ser encontradas na nova página do Instagram do Instituto C&A. Ele trabalhou com o governo indiano para promover a Índia internacionalmente e suas séries fotográficas do Taj Mahal são consideradas como icônicas.

Mas a chegada de Dinesh na fotografia não foi tão direta. Seu pai era um fotógrafo, mas ele teve diferentes trabalhos até cursar Economia e ter uma carreira bem sucedida de 12 anos na publicidade. Após este percurso ele chegou a fotografia.

Em nossa história visual sobre a vida das pessoas que estão atrás de nossas roupas, Dinesh é o fotógrafo que trabalhou com o Instituto C&A por mais tempo. Ao longo do trabalho com o Instituto, ele construiu relações fortes com os agricultores de algodão orgânico que conheceu, sendo considerado até parte de suas famílias. Dinesh visitou as casas e o local de trabalho dos produtores para compreender o verdadeiro significado do cultivo de orgânicos para eles. As imagens poderosas de Dinesh fazem parte de uma série mais ampla de fotografias memoráveis que apresentam informações sobre a vida das pessoas que estão por trás de nossas roupas. Nos próximos dois meses, o nosso Instagram apresenta o trabalho de cinco fotógrafos diferentes. Dinesh é o quarto da série e suas imagens representam agricultores e agricultoras de algodão orgânicos

Para mais informações, visite nossa página Instagram.