Pushpa: A jornada de uma garota pela educação

A fotógrafa Sharmistha Dutta, parceira do time global do Instituto C&A, chama atenção para o trabalho forçado e infantil, bem como para a desigualdade de gênero presente na indústria da moda na Índia. Aqui, você vai encontrar histórias incríveis de amor, luta e esperança de pessoas que Sharmistha conheceu ao longo do seu trabalho. 

Pushpa é a filha mais velha de um trabalhador de plantação de chá e, mesmo com pouca idade, já enfrentou diversas dificuldades.  Sua mãe faleceu quando tinha apenas seis anos e pouco tempo depois, seu pai foi vítima de um problema mental. Naquela época, sua irmã mais nova tinha apenas quatro anos e Pushpa assumiu a responsabilidade da maioria dos afazeres domésticos.


Aos 11 anos, ela já trabalhava como empregada doméstica na residência dos proprietários das terras de chá que seu pai cuidava. Depois de terminar suas obrigações diárias, Pushpa frequentava a escola e, logo em seguida, voltava ao trabalho. Apesar das dificuldades, ela concluiu - com sucesso - o 1º ano do Ensino Médio.


Aos 14, Pushpa começou a trabalhar em Tirupur, em uma fábrica têxtil. Lá ela foi exposta a uma carga de trabalho excessiva, que a deixou com intensas dores no corpo. Por fim, a situação se tornou insustentável e Pushpa se viu forçada a pedir demissão e voltar para casa.Com o apoio de seus vizinhos, ela conseguiu concluir o ensino médio.


Enquanto completava seus estudos, ela começou a trabalhar em uma fábrica de tecidos para ajudar sua família e foi apresentada à Terre des hommes Deutschland (TDH) e à equipe Care-T, organizações que lutam por condições de trabalho dignas em comunidades da Índia.  Por meio destes programas, Pushpa foi inscrita na faculdade e passoua receber suporte financeiro,sua irmã mais nova também conseguiu dar continuidade aos estudos. Desde então, Pushpa ganhou confiança e participa ativamente de aconselhamentos, aulas de desenvolvimento de habilidades práticas, entre outras ações. Além disso, sua ambição é conquistar um diploma e um emprego melhor.


A história de Pushpa nos faz lembrar da resiliência de pessoas que trabalham na indústriada moda. Nós, do time global do Instituto C&A, seguimos comprometidos com o trabalho em conjunto com nossos parceiros, como a TDH e a equipe Care-T, para transformarmos a moda em uma força para o bem. Para ver mais imagens de Sharmistha, visite nosso Instagram. 
 


Madhya Pradesh, India