Ferramenta para tornar a indústria da moda mais sustentável

A Hispanics in Philanthropy, parceira do Instituto C&A, criou junto com o Sistema B a ferramenta “Mide Lo Que Importa”, que tem como objetivo auxiliar empresas do setor da moda a serem mais justas e sustentáveis, além de ajudar na otimização de processos em termos sociais e ambientais. A ferramenta é gratuita, online e estará disponível até o dia 30 de setembro para todas as empresas interessadas.

Também conhecida como “Avaliação do Trabalho B”, a ferramenta foi desenvolvida por um processo intuitivo. O instrumento é auto gerenciável e o manuseio é estruturado por três etapas. A primeira delas consiste em uma série de perguntas que estão relacionadas com temas como governança, trabalhadores, meio ambiente, comunidade e gênero.

Na segunda etapa é feita uma comparação entre as respostas de milhares de empresas a partir de dois pilares, que culminarão em soluções e posicionamentos que atendam às demandas das companhias. Esses pilares consistem em:

  • Panorama rápido e instantâneo: o resultado é uma visão simplificada das perguntas nas quais a empresa se destaca e em quais práticas poderia melhorar. Este resultado pode ser obtido em, aproximadamente, meia hora.
  • Relatório de Impacto B: neste caso, a ferramenta proporciona uma visão holística sobre a pontuação da empresa em diversas perguntas relacionadas a temas de impacto para o negócio. O resultado pode ser obtido em um período aproximado de duas a três horas.

Na terceira etapa, a ferramenta cria um plano de melhoria personalizado. Assim, os negócios avaliados poderão utilizar suas guias gratuitas de melhores práticas para que, desta forma, possam ajudá-los a progredir. Todas as informações disponíveis no instrumento são confidenciais.

A ferramenta foi desenvolvida com o apoio financeiro do Instituto C&A, que tem como objetivo tornar a indústria da moda mais justa e sustentável. Para mais informações sobre a ferramenta “Mide Lo Que Importa”, clique aqui.