Campanha “Mundo que Te Inspira” tem adesão de 65% dos funcionários

 

Desde 2015, a C&A e o Instituto C&A se juntam para criar campanhas que motivem seus colaboradores a sonharem alto, se divertirem e ajudarem a angariar fundos para instituições de caridade.

A ação deste ano, denominada “Mundo que Te Inspira”, surgiu a partir da campanha de 2017 (“Mulheres que Inspiram”, que apoiou o empoderamento feminino), mas com tópicos alinhados à estrutura de sustentabilidade da C&A.

Através da pergunta “Qual seu sonho quanto a um mundo melhor para todos?”, C&A e Instituto C&A vêm fazendo moda com impacto positivo. Entre 2015 e 2017, a iniciativa mobilizou mais de 51 mil funcionários e arrecadou mais de 2 milhões de euros para instituições de caridade.

Em 2018, com o desafio de ampliar o escopo e o alinhamento da campanha sem mexer com o comprometimento e a conexão pessoal dos colaboradores, a campanha alcançou resultados
impressionantes: 65% dos funcionários participaram da "Mundo que te Inspira", contra 47% da "Mulheres que Inspiram" no ano passado.

Após a campanha, as pessoas também ficaram mais orgulhosas de terem se associado à marca: 91% em 2018 contra 84% em 2017. Além disso, as doações a instituições de caridade tiveram um aumento significativo: de 573.940 euros no ano passado para 1.001.150 de euros no ano atual.

Mas como a C&A e o Instituto C&A conseguiram atingir esse resultado? Em primeiro lugar, mantiveram o regulamento de forma semelhante, em que os funcionários contam uma história, tiram uma foto e votam em uma das três instituições de caridade indicadas (duas locais e uma global). O Instituto C&A doa 10 euros por voto às instituições.

Em segundo lugar, pela primeira vez, a campanha integrou questões ambientais: as instituições participantes estavam focadas em criar um impacto positivo no meio ambiente ou em fortalecer as comunidades locais, melhorando a vida das pessoas que trabalham na indústria têxtil.

A seguir, outras questões que colaboraram para o sucesso da campanha:

- Inclusão: cada um dos funcionários pôde participar, sem distinção de função ou localidade;
- Conexão aos negócios: os funcionários puderam se relacionar facilmente à estrutura de sustentabilidade da C&A, sentiram-se inspirados e tiveram exemplos de seu trabalho cotidiano;
- Comunicação: mensagens, curtas e constantes por todos os canais, transformaram a campanha em um grande momento na empresa; 
- Equipe central: um grupo de coordenadores voluntários foram encarregados de fornecer orientação e representar seu país na conversa global.

Diante dessa experiência e da capacidade de avaliação, aprendizado e mudança, algumas ações já estão sendo executadas para melhorias na campanha de 2019, como planejar com um ano de antecedência; sistematizar as recompensas em todas as regiões; e repensar como construir relacionamentos mais duradouros entre ONGs e o Instituto C&A.

Venha, junte-se a nós para uma moda com impacto cada vez mais positivo!