#ColaborAmerica é palco do lançamento da nova fase do “Materioteca”

 

Maior festival de novas economias da América Latina, o #ColaborAmerica será palco do lançamento da nova fase do projeto “Materioteca”, uma biblioteca que desde 2014 cataloga e analisa materiais, produtos e serviços socioambientalmente responsáveis disponíveis no Brasil.

O evento conta com o apoio do Instituto C&A
e acontece entre os dias 9 e 10 de novembro na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.

Hoje,
toda alternativa catalogada online no “Materioteca” passa por seis indicadores (segurança, humano social, ciclo de vida, energia, água e gestão) de responsabilidade socioambiental. A informação resultante é publicada e traduzida para uma linguagem mais simples, já que muitas vezes é de difícil compreensão para o público geral.

Como parte de seu programa de Moda Circular, o Instituto C&A está apoiando a MateriaBrasil, empresa responsável pela biblioteca, no aprimoramento da ferramenta.

Com isso, o projeto migrará de uma biblioteca para uma plataforma verdadeiramente e ganhará um novo nome: MateriaMundi, que contempla a internacionalização do projeto.


Entre as novidades da nova plataforma estão a interação entre os usuários, além do redesenho dos seis indicadores de responsabilidade socioambiental para que estejam mais alinhados com os princípios da economia circular e para que forneçam referências tanto qualitativas como quantitativas.

O aprimoramento também contempla o ampliamento do acervo ligado à indústria da moda, já que a ferramenta é voltada para esse segmento. Ela ainda possibilita que os próprios consumidores façam escolhas mais sustentáveis, já que cataloga marcas de roupa que utilizam algodão orgânico em suas peças, ou empresas de calçados que são confeccionados a partir de resíduos têxteis industriais.

#ColaborAmerica


O #ColaborAmerica espera receber cerca de 6 mil pessoas nos dois dias de evento, que reunirá líderes empresariais, políticos, ativistas e cidadãos interessados em contribuir de alguma forma com um modelo econômico mais consciente e mais colaborativo. O tema central da programação de 2018 é “Olhar para o todo”.

Mais de 120 palestras e conversas nacionais e internacionais, além de oficinas e ativações de empreendedores, feira de gastronomia e happy hours com DJs e performance farão parte do intercâmbio de cultura e conhecimento, que é 100% gratuito. Basta realizar a inscrição online pelo
site e selecionar os dias que deseja ir. O voucher deve ser apresentado na entrada do evento.