Educação

Trabalhamos por uma sociedade justa, participativa e sustentável

Sabemos que a educação é a base para o exercício da cidadania. Por isso, promovemos ações para que todas as crianças e adolescentes do Brasil tenham acesso a uma educação pública de qualidade. Fazemos isso apoiando projetos que promovam efetivas transformações sociais. Também buscamos fortalecer organizações sociais e redes, além de engajar diferentes públicos para que influenciem o debate sobre políticas públicas. Nosso trabalho com educação seguirá até 2018, tendo como foco o fortalecimento dos atuais parceiros e agendas, para que as transformações nessa área sejam sustentáveis.

Educação infantil de qualidade

Toda criança tem direito a uma escola equitativa, plural e acolhedora. Por meio do nosso programa Educação Infantil, estamos dando nossa contribuição para que isso aconteça. Com esse objetivo, investimos em projetos de larga escala e na formação de profissionais da educação. Um exemplo é o nosso projeto Paralapracá, que, com o apoio técnico da Avante, oferece formação continuada a profissionais da educação infantil, acesso de crianças e educadores a materiais de qualidade e apoio ao aprimoramento das políticas municipais para a área. Sua metodologia foi certificada pelo Ministério da Educação (MEC) e agora pode ser utilizada por todos os municípios brasileiros.

Ao mesmo tempo, estamos apoiando a efetivação do direito à educação infantil de qualidade no Brasil por meio do Fundo Juntos pela Educação, uma parceria que temos com o Instituto Arcor Brasil. Da mesma maneira, contribuímos com o trabalho de redes como a Rede Nacional Primeira Infância e a Aliança Pela Infância.

Educação Integral: direito à educação e à participação social

Garantir o direito à participação de organizações, redes e fóruns, governos e comunidade escolar na construção de políticas públicas de educação e no seu monitoramento é essencial para a garantia desse direito. Esse é o princípio básico do nosso programa Educação Integral.

Para contribuir com isso, nossa principal estratégia é apoiar movimentos sociais e redes envolvendo organizações da sociedade civil, empresas e governo na formulação e no monitoramento de políticas públicas voltadas para a educação de qualidade. Fazemos isso apoiando a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o Centro de Referências em Educação Integral e as plataformas Conviva Educação e Diversa, entre outros, de modo a contribuir com projetos estruturantes do direito educacional, em escala nacional.

Prazer em Ler: redes que promovem o direito à leitura

Em 2016 o programa Prazer em Ler completa 10 anos de existência. Neste tempo, apostamos no apoio a atores que lutam pela efetivação do direito à leitura, por meio da formulação e do aperfeiçoamento de políticas públicas; ajudamos a evidenciar o valor social das bibliotecas comunitárias para a formação de leitores; e trabalhamos com secretarias municipais de Educação na identificação e fortalecimento de projetos de leitura literária nas escolas. Nós nos guiamos pela visão de que a articulação de atores em rede é uma maneira de democratizar saberes e conhecimentos e ampliar o impacto das ações, como faz o Prazer em Ler ao promover o direito à leitura. Isso porque acreditamos que ler é uma prática social fundamental para a formação do cidadão e uma importante via de acesso ao conhecimento e à cultura.

Nosso legado

Ao longo de mais de duas décadas, construímos parcerias e apoiamos projetos que beneficiaram cerca de 1 milhão pessoas, principalmente educadores, crianças e adolescentes. Junto com nossos parceiros, contribuímos, sem dúvida, para grandes avanços na busca por uma educação pública de qualidade no Brasil.

Num processo de transição planejada, estamos focando nosso trabalho, até 2018, no fortalecimento dos nossos parceiros. Também estamos estruturando o legado que queremos deixar para os novos programas do Instituto C&A, para outros institutos e fundações e para a sociedade civil.

Com a ajuda de nossos parceiros, estamos avaliando a melhor maneira de medir o impacto dos projetos que desenvolvemos nos últimos anos. Também vamos sistematizar as metodologias e formas de trabalho produzidas. Queremos compartilhar nossos aprendizados e permitir que todos os que atuam com educação possam se beneficiar da experiência construída pelo Instituto C&A e seus parceiros.