Fortalecendo

Comunidades

Estamos apoiando a construção de comunidades resilientes em regiões onde a C&A atua.

Para tornar a moda uma força para o bem comum, não basta trabalhar com a cadeia de fornecimento. A transformação se estende às comunidades em que vivem funcionários, clientes e trabalhadores da cadeia de fornecimento da C&A.

Junto com a C&A, promovemos o programa Voluntariado, que apoia organizações sociais locais, e conduzimos campanhas de engajamento de funcionários da empresa visando o empoderamento da mulher. Também temos iniciativas e parcerias com organizações de ajuda humanitária que apoiam pessoas em situações de emergência. Juntos, estamos fortalecendo as comunidades para que elas possam prosperar.

Voluntariado e a participação social

Acreditamos que o apoio e o engajamento dos funcionários da C&A, quando doam seu tempo e talento, possa multiplicar nossos esforços nas comunidades em que trabalhamos.

Entendemos que a participação social é um direito de todos. Por isso, há 25 anos promovemos o programa Voluntariado. Com ações orientadas por atividades de formação, os voluntários levam a educação para a sustentabilidade a crianças de até 6 anos de idade. Ao todo, mais de 100 organizações sociais são beneficiadas por cerca de 4 mil voluntários no Brasil.

A C&A Foundation também lidera programas de voluntariado e ações que incentivam a participação social dos funcionários da C&A no México e na Europa. Atuando junto às organizações sociais, nossos voluntários estão ajudando a construir comunidades mais fortes em todo o mundo.

Trabalhando com as mulheres

As mulheres são o coração da indústria da moda. Cerca de 80% dos trabalhadores do setor são mulheres e muitas delas enfrentam grandes desafios. Sabemos que, quando as mulheres e meninas são saudáveis, recebem educação adequada e são empoderadas econômica e politicamente, seus filhos, famílias e comunidades também prosperam.

Em 2015, a equipe da C&A – cuja maioria também é composta de mulheres – demonstrou sua paixão pela igualdade de gênero em nossa primeira campanha global de engajamento. Pedimos aos funcionários de 28 países para apoiar organizações sociais que tivessem iniciativas de apoio à mulher. Para isso, era necessário compartilhar histórias de mulheres que inspiraram suas vidas.

Somente no Brasil, foram mais de 9 mil participantes, que desencadearam doações de mais de R$ 500 mil a três organizações sociais que trabalham para melhorar a vida de meninas e mulheres.

Nossa essência – mobilizando a sociedade

Para que qualquer transformação seja sustentável, o fortalecimento das organizações e a participação social são fundamentais. Acreditamos no poder da colaboração e da mobilização para isso. Queremos inspirar pessoas, redes e organizações sociais a fazer sua parte na transformação da indústria da moda.

Ao trabalharmos o desenvolvimento institucional de nossos parceiros e incentivarmos a criação de redes, fortalecemos a sociedade civil. Essa é a base fundamental para então podermos mobilizar a sociedade local em torno de uma causa e permitir que ela participe e nos ajude a exigir mudanças que irão impactar positivamente sua comunidade.

É o caso de nossa parceria com o Social Good Brasil, pela qual estimulamos empreendedores sociais e organizações a utilizar o poder da tecnologia, novas mídias e inovação na busca de soluções que transformem a sociedade. Já pela campanha “Aqui a Gente Aprende", com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), fomentamos discussões sobre a importância da participação das famílias na vida escolar dos filhos. Agora estamos reunindo parceiros e iniciando conversas sobre como promover a colaboração para transformarmos a indústria da moda.

Ajuda humanitária

Muitos países onde a C&A mantém lojas ou adquire seus produtos são desproporcionalmente afetados por desastres naturais. São tempestades, deslizamentos de terra, terremotos ou crises humanitárias. Por isso, desde 1992 respondemos a desastres naturais com a ajuda de nossos voluntários. Por meio de nossa iniciativa SOS Comunidade, eles indicam organizações sociais ou doam seu tempo apoiando as comunidades locais em caso de emergência.

Nossa parceria global com a Save the Children também contribui para a construção de comunidades mais resilientes. Apoiamos milhares de mães e crianças em situações de emergência e temos programas de redução de risco de desastres em países onde a C&A adquire seus produtos, como China, Brasil, Índia, Bangladesh e México.

Tais projetos identificam os riscos existentes para que as comunidades possam se preparar e enfrentar melhor os desastres que venham a ocorrer. No Brasil, estamos estruturando uma iniciativa-piloto na região serrana do Rio de Janeiro, alvo constante de tragédias climáticas em razão das fortes chuvas que afetam o local.