Curso “Novas Formas de Consumo”

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A expectativa dos consumidores em relação às marcas e produtos mudou. E a sua maneira de consumir também. Um universo de hiperconsumo, propaganda e crédito dá lugar a outro que prioriza reputação, criatividade e procedência. Sustentabilidade, portanto, é um caminho sem volta. Cada vez mais exigente, o consumidor tem mais empatia e busca a conexão com marcas responsáveis, que compartilham de um propósito em comum. A geração dos millennials está envelhecendo e o comportamento hiperconectado da Geração Z influencia cada vez mais a visão de mundo, levando a sociedade a questionar como vai se relacionar com aquilo que consome nas próximas décadas.

A ideia do curso “Novas Formas de Consumo”, realizado em parceria entre o Instituto C&A e a Malha, é traçar esses novos caminhos para ampliar a visão das pessoas sobre um território em constante transformação – e que provoca cada vez mais ampla discussão global. Em formato pocket, com 14 horas de duração, o curso acontecerá nos dias 3 e 4 de agosto no espaço Templo, na Gávea (RJ), e contará com a facilitação de renomadas especialistas no tema.

O Instituto C&A e a Malha são parceiros neste e em outros projetos que propõem novas formas de organizar, produzir e consumir moda em busca de um futuro mais sustentável e colaborativo. “Estamos compartilhando valores e unindo esforços na busca por inovações que gerem um impacto positivo. A parceria atua em diferentes frentes para incentivar transformações na forma de produzir e entender a moda.”, explica Giuliana Ortega, diretora-executiva do Instituto C&A.   

O crescimento do movimento open-source e da economia colaborativa começam a trazer algumas respostas e muitas perguntas sobre quais serão os modelos de consumo vigentes nos próximos vinte anos. No curso serão discutidos justamente esses modelos, através do qual o novo consumidor será responsável por sua gestação e expansão. Para se ter uma ideia do que será abordado no curso, é possível acessar os relatórios de tendências da Malha: o poder das máquinas, era de transição e o poder do planeta + o poder das pessoas.

O participante sai do curso capacitado a tomar decisões práticas de como embarcar nesse movimento de forma genuína para seu negócio ou no dia-a-dia.

Para saber mais e garantir a sua inscrição, basta acessar www.malha.cc/curso-novas-formas-de-consumo.

 

Conteúdo programático

Os módulos serão facilitados por renomadas especialistas em suas áreas de atuação, líderes em projetos e iniciativas que já estão fazendo a diferença no Brasil e no mundo. Seus currículos e bagagens podem ser conferidos em detalhes no link do projeto: https://www.malha.cc/curso-novas-formas-de-consumo.

O módulo 1 será facilitado por Giovanna Nader e falará sobre “Movimento alternativo e consciência pessoal”. Conta uma breve história da moda e comportamento para estimular o questionamento dos participantes sobre sua identidade e formas de consumo atual: produções massivas das grandes marcas, compras compulsivas dos consumidores e os caminhos que surgem para fazer diferente. O módulo promove uma mudança de consciência e comportamento por meio de bate-papo, dinâmicas e atividades práticas que transformarão o indivíduo para uma nova atitude em relação à moda e ao consumo, com direito a uma mini troca de roupa no final.

O módulo 2 será facilitado por Renata Abranchs e terá como tema “Menos tendência, mais essência”. Falará sobre temas que vão dos valores ao design, sobre como criar ações e produtos legítimos que contribuam para a perpetuação de uma marca de moda. Por meio dos Guias de Marca & Estilo serão apresentados cases e processos que consolidam a plataforma da marca; edificam o estilo de vida; criam diretrizes de linguagem em comunicação; e, por fim, tangibilizam a identidade no design de produto. O módulo promove a construção de marcas mais coerentes, desejadas e próximas dos seus públicos, portanto mais valiosas e com mais conteúdo para disseminar sua essência.

O módulo 3 terá como tema a “Sustentabilidade corporativa na prática” e será facilitado por Carol Perlingiere. A ideia dele é identificar se uma empresa está realmente atuando de forma responsável, saber se é mais custoso operar de forma sustentável e refletir sobre qual é o papel do setor privado na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além disso, tratará sobre como se proteger do famoso ''greenwashing''. Neste módulo, o conceito de sustentabilidade corporativa e os ODS da ONU serão apresentados e analisados sob a ótica da indústria da moda. Cases de fracasso e sucesso de adoção de estratégias de sustentabilidade corporativa serão debatidos.

No módulo 4, por fim, o tema “Consumo Consciente: humano + tecnologia” será facilitado por Lilly Clark e questionará como a moda ainda pode ser um agente transformador dentro da lógica de mercado atual. Unir o poder de expressão e influência da moda, o alcance das novas ferramentas tecnológicas e inovações com o propósito de uma iniciativa sustentável é o grande elo para um futuro da moda mais justo e transformador. Por meio de cases e facilitações, o módulo apresenta um caminho para quem quer ser agente da mudança no mundo usando a moda como plataforma transformadora.

 

SERVIÇO

O que: Curso Novas Formas de Consumo, realizado em parceria entre a Malha e o Instituto C&A

Quando: 3 e 4 de agosto, das 10 às 18h (com intervalo de 1h para almoço)

Onde: Templo – Rua Duque Estrada, 41 / Gávea (RJ)

Quanto:  R$ 700,00 até 2 de agosto (pode ser parcelado em até 3 vezes)

Para quem: todos que estão repensando o ecossistema e discussões relacionadas à moda e aos novos modelos de consumo. Profissionais, estudantes, amantes da moda e makers curiosos.

 

Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A atua na promoção de uma indústria da moda mais justa e sustentável no Brasil. A organização, que se integrou à C&A Foundation em 2015, foca suas ações em cinco áreas: Incentivo ao Algodão Sustentável, Melhores Condições de Trabalho, Combate ao Trabalho Forçado e ao Trabalho Infantil, Moda Circular e Fortalecimento de Comunidades. Nos seus 26 anos de história, apoiou projetos na área de educação, temática que seguirá apoiando até 2018. A instituição oferece apoio técnico e financeiro e atua em rede para permitir que organizações sociais, marcas e outros agentes de transformação construam uma indústria da moda melhor.

Saiba mais em: www.institutocea.org.br   

 

Informações para a imprensa:

Imprensa Instituto C&A: institutocea@maquinacohnwolfe.com | 11 3147 7386 

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