Artesãs mexicanas criam peças para C&A no mês da mulher

Partilhar

No mês que celebra o Dia Internacional da Mulher, a C&A Foundation México e a marca C&A somaram forças para divulgar o trabalho ancestral de mulheres indígenas artesãs de 12 estados do México, que fazem parte da Rede Niu Matat Napawika. . Foi lançada uma coleção de shorts femininos jeans, com desenhos e tecidos artesanais criados por essas comunidades com a técnica de tear de cintura. Os shorts estão sendo vendidos em em todas as lojas da C&A do México.

O trabalho com a Rede Niu Matat Napawika começou muito antes, há exatamente dois anos, durante a campanha da Mulheres que Inspiram(ainda não conhece? Veja o vídeo ). Com os recursos resultadados da ação, a Rede ofereceu treinamento a 62 mulheres indígenas artesãs de cinco comunidades da região Chamula, em Chiapas. Também criou um fundo de matérias-primas que permite às artesãs ter um abastecimento seguro e constante de fios e tecidos de maior qualidade a melhores preços.

“Graças a esse programa, as mulheres se deram conta de seu valor, aprenderam a trabalhar juntas, a potencializar seu negócio e a desenvolver novas habilidades", destaca Juana Ruiz Pérez, promotora comunitária da Rede Niu Matat Napawika. Há mais de 10 anos, a iniciativa apoia cerca de três mil mulheres artesãs ensinando técnicas de gestão empresarial.

Para a C&A Foundation México, o lançamento da coleção de shorts é uma maneira de de enaltecermos o árduo trabalho ancestral que é feito pelas mulheres indígenas, mães, filhas, irmãs e trabalhadoras, criadoras de peças extraordinárias e autênticas que levam as raízes do povo mexicano.

Conheça a Campanha Mulheres que Inspiram

Em 2016, milhares de associados da C&A em todo o mundo foram convidados a compartilhar histórias da mulher que mais os inspirou em suas vidas. Para cada participante, o Instituto C&Adoou 10 euros a organizações sociais que trabalham com o desenvolvimento de mulheres em questões educativas e profissionais, entre elas a Rede Niu Matat Napawika.

Mais de 15 mil colaboradores da C&A em todo o mundo participaram da campanha em 2016, reunindo 398 mil euros, cerca de R$ 1,3 milhão, que foram repartidos entre 15 organizações. No Brasil, 12 mil associados participaram da campanha.

Curtiu? Assista ao vídeo da Inspiring Women no Brasil e saiba mais no site da campanha.

Partilhar