Centro de inovação quer repensar o futuro da moda

Partilhar

Iniciativa faz parte da estratégia global de incentivo à economia circular

A indústria da moda mundial acaba de ganhar seu primeiro centro de inovação focado em economia circular, em Amsterdam, na Holanda. Fundada com o apoio da C&A Foundation, a iniciativa, chamada “Moda para o Bem” (Fashion for Good), irá conectar marcas, instituições e organizações sociais que estão repensando a forma como é feita a escolhas dos materiais, dos produtos químicos, a forma de produção, venda e de uso da moda.

“Queremos que a indústria da moda seja mais sustentável, mas não conseguiremos fazer isso sozinhos. Por isso, a C&A Foundation, organização global da qual o Instituto C&A faz parte, decidiu apoiar essa iniciativa que vai reunir diferentes marcas, inovadores e organizações sociais para que possam repensar como a moda é projetada, feita, usada e reutilizada”, conta Giuliana Ortega, diretora executiva do Instituto C&A.

O movimento Moda para o Bem conta com o apoio da Fundação Ellen MacArthur, especializada em economia circular, a Coalizão de Vestuário Sustentável (Sustainable Apparel Coalition), o Cradle to Cradle Products Innovation Institute e o Impact Hub Amsterdam. Já as primeiras marcas a apoiarem a iniciativa são a C&A e a Kering, dona das marcas Gucci e Puma.

"Como um dos líderes globais no varejo de moda, unimos forças com o movimento Moda para o Bem para pensarmos a circularidade do nosso setor. Nossa primeira iniciativa dentro desta parceria foi o desenvolvimento de uma peça que ultrapassa todos os níveis de sustentabilidade existentes e que será lançada em breve – provando que a moda circular é possível", comentou Jeffrey Hogue, Diretor global de Sustentabilidade da C&A e membro do Conselho da C&A Foundation. "Queremos democratizar nossa abordagem compartilhando nossos aprendizados com a indústria por meio da iniciativa Moda para o Bem. Assim, vamos incentivar outras marcas a aderir a esta abordagem holística para projetar produtos e processos", completa.

O movimento Moda para o bem faz parte da estratégia global de moda circular da C&A Foundation. No Brasil, o Instituto C&A está trabalhando, com o apoio de seus parceiros, visando repensar as escolhas dos materiais, as opções de produtos químicos utilizados, a forma de produção, venda e uso da moda. Ainda em 2017, a organização irá promover em parceria com a Malha, no Rio de Janeiro, uma série de eventos para o compartilhamento de conteúdo inovador relacionado à moda com propósito, economia colaborativa e outras tendências nesta direção.

Partilhar