Compromisso da moda com um futuro sustentável

Partilhar

São Paulo (SP) sediou, no final de novembro, a Brasil Eco Fashion Week (BEFW) – 1ª Semana de Moda Brasileira Sustentável. O evento evidenciou práticas que cada vez mais reforçam o compromisso do setor com a sustentabilidade e a atuação responsável – como consumo consciente, preservação ambiental e inclusão social.

Um dos destaques da BEFW foi a apresentação do Índice de Transparência na Moda (Fashion Transparency Index – FTI), um levantamento anual conduzido pela ONG inglesa Fashion Revolution. Lançada em abril, a edição 2017 do FTI analisou globalmente 100 das maiores marcas do mundo da moda, que foram classificadas de acordo com o que compartilham com o público sobre suas políticas, práticas e impactos sociais e ambientais.

Mariana Xavier, coordenadora do Programa de Melhores Condições de Trabalho do Instituto C&A, assistiu ao painel sobre os resultados mais recentes divulgados pelo FTI. Para ela, iniciativas como o índice estimulam o crescimento do engajamento setor com o tema da transparência. 

“Acredito que a transparência seja fundamental para que a indústria da moda identifique os maiores desafios a serem enfrentados e encontre soluções. A metodologia desenvolvida para a produção do relatório do FTI contou com a colaboração de mais de 20 especialistas e acadêmicos do setor. Trata-se de um trabalho importante para promover maior transparência no mundo da moda, de forma construtiva e inclusiva”, avalia Mariana Xavier.

Clique aqui e acesse a íntegra em português do Índice de Transparência na Moda!

A BEFW contou com apoio institucional do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). É um espaço de estudos para o desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de gestão pública e empresarial para a sustentabilidade. A EAESP também é apoiada pelo Instituto C&A. Saiba mais aqui.

Leia mais sobre Transparência:

Transparência é uma importante aliada na busca por melhores condições de trabalho

Transparência como estratégia de combate ao trabalho escravo

Blockchain, uma tecnologia tão revolucionária quanto a Internet?

Blockchain na indústria da moda

Como Bangladesh pode se tornar um líder em transparência?

Foto: Divulgação

Partilhar