Fundo de investimento para escalonar inovação

Partilhar

 

É preciso mais do que apenas boas intenções para transformar a moda em uma força para o bem. E não é segredo nenhum que, para mudar a indústria, precisamos fundamentalmente modificar a forma como fazemos negócios. Hoje, há uma riqueza de ideias e inovações que podem mexer com o status quo. No entanto, o capital necessário para escaloná-las ainda falta, e muito. 

É aí que entra o Fundo Good Fashion. O primeiro fundo de investimento desse tipo irá concentrar-se em impulsionar a implementação de soluções inovadoras dentro da indústria da moda. Como parte do Fashion for Good, o fundo permitirá que os fabricantes assumam riscos e realizem inovações, por exemplo, da plataforma de inovação Fashion for Good, em suas fábricas. O fundo focará especificamente nos fabricantes da Índia, Bangladesh e Vietnã, dando-lhes acesso à inovação transformacional que, de outra forma, eles não teriam como implementar. 

À medida que observamos cada vez mais marcas se comprometerem com metas de sustentabilidade, medidas devem ser tomadas para preencher a lacuna financeira que há para escalonar a inovação existente dentro da cadeia de suprimentos, e o Fundo Good Fashion fará exatamente isso. A maioria dos programas de intervenção nas fábricas tem como foco a melhoria da eficiência, mas o Fundo terá como objetivo as intervenções de financiamento que fundamentalmente mudam a forma como os produtos são feitos.  

Nossa visão é que, com o apoio do fundo, os fabricantes possam construir uma cadeia de suprimento de vestuário que use materiais recicláveis e seguros, atuem com energia limpa e em menor quantidade e construam sistemas de produção em ciclo fechado onde os materiais são reutilizados e as economias circulares são restaurativas e regenerativas. 

“Todos sabemos que “manter as coisas são como elas são” não fará com que a indústria da moda seja uma verdadeira força do bem. A inovação é extremamente necessária.  E, no entanto, sem financiamento suficiente, muitas inovações não têm como serem escalonadas. Por isso, estamos orgulhosos de sermos um investidor de referência no Fundo Good Fashion, que - com a sua vontade por desafios e com foco na introdução de inovações na cadeia de suprimentos - irá abordar preencher essa lacuna financeira”. - Leslie Johnston, diretora executiva global do Instituto C&A

Impacto positivo

Os projetos selecionados para investimento irão focar nas tecnologias apoiadas pela Fashion for Good e deverão melhorar significativamente o impacto positivo da fabricação de roupas, refletindo as “Cinco coisas para o bem” (Five Goods): 

Good Lives (boas-vidas)

Good Water (boa água)

Good Economy (boa economia)

Good Materials (bons materiais) 

Good Energy (boa energia) 

Os exemplos podem incluir fábricas que incorporam as melhores práticas e uma inovação transformacional, como o tingimento sem água, ou uma nova fábrica, específica para uma inovação, que irá abastecer muitos fabricantes. 

Melhoria das condições de trabalho 

É importante notar que o investimento não só beneficiará a indústria transformadora, como deverá incluir um elemento para melhorar as condições de trabalho e proporcionar empregos justos e crescimento sustentável, melhorando a vida de todos que atuam na indústria. Os beneficiários serão normalmente os fabricantes que tenham entre 3.000 e 5.000 trabalhadoras e trabalhadores.  

Para que as fábricas sejam elegíveis para investimento, devem respeitar as melhores práticas mínimas em matéria de normas sociais e laborais. Isto inclui igualdade de remuneração, licença maternidade remunerada, procedimentos para resolução de conflitos acessíveis, consequências claras por violação de políticas e, quando aplicável, habitação segura para os trabalhadores e as trabalhadoras. Além disso, no indicador “Good Lives” também será contabilizado o número de mulheres promovidas a cargos de chefia.

Uma força para o bem

O Fundo Good Fashion é o resultado de uma colaboração exclusiva. Ele foi iniciado pela Fashion for Good, com o apoio do Instituto C&A e a The Mills Fabrica como investidores de lançamento e é gerenciado pela empresa de investimento de impacto FOUNT. O fundo tem uma meta de US$ 60 milhões e até agora, os dois investidores estão contribuindo com cerca de US$ 13,5 milhões. São necessários mais investidores para garantir que as inovações possam ser introduzidas amplamente, transformando a cadeia de suprimentos para que a moda possa ser uma força para o bem. 

O Fundo é uma oportunidade para doadores como governos, fundações privadas e empresas do setor privado contribuírem para apoiar a inovação e contribuir para as metas ambientais. 

 

Partilhar