As mais lidas em 2019

Partilhar

Em 2019 apoiamos diversas iniciativas com o objetivo de transformar a indústria da moda em uma força para o bem. Junto com os nossos parceiros, buscamos incentivar o plantio de algodão orgânico, o direito a condições de trabalho dignas e soluções que tornem a indústria mais sustentável. 

Ao longo do ano, publicamos notícias que mostraram o impacto dessas ações e contamos histórias de homens e mulheres que estão mudando a realidade de suas comunidades, do campo de algodão ás oficinas de costura. 

Enfim, chegamos aos últimos momentos deste ano cheio de aprendizado, colaboração e inovação. Para nos ajudar a relembrar o que realizamos, resgatamos as três notícias mais lidas no nosso site em 2019.  

Colocando trabalhadoras e trabalhadores em primeiro lugar

No méxico, um grupo de trabalhadoras se mobilizou para defender seus direitos. O projeto resultou na criação da fábrica “Dignidade e Justiça”. 

Mulheres que quebraram o ciclo da violência

Na índia, duas trabalhadoras se uniram para vencer a violência no ambiente de trabalho após serem agredidas por lutarem por água potável, melhoria no transporte e um pequeno aumento.  

Costurando Soluções 

No Brasil, Taciana Gouveia conta sua história de luta pelos direitos das mulheres e fala sobre as descobertas feitas no trabalho de mapeamento de costureiras autônomas no agreste pernambucano, realizado pelo Fundo SAAP, que contou com o apoio do Instituto C&A. 

Um ano de aprendizados 

Somos uma organização em constante aprendizado. Descobrimos algo novo a cada parceria, no decorrer das iniciativas apoiadas e ao fim de todos os projetos.  

Nós acreditamos que nossos erros e acertos possam ser valiosos, não apenas para o Instituto C&A, mas para todo o setor. É por essa razão que disponibilizamos as lições aprendidas ao fim de cada iniciativa apoiada em nosso site. 

Em 2019 aprendemos muito! Para relembrar, selecionamos as três lições mais clicadas em nosso site ao longo do ano. 

Erradicando o Trabalho Forçado e Infantil da Indústria da Moda

Na Índia, nosso parceiro GoodWeave atua para erradicar o trabalho forçado e infantil. De 2016 a 2018 uma iniciativa apoiada pelo Instiuto C&A visou estabelecer um novo sistema de aquisição (sourcing) que, no ao longo do tempo, aumentasse a visibilidade na cadeia de suprimentos de vestuário e oferecessemelhores condições de trabalho para trabalhadoras e trabalhadores domiciliares. Veja aqui o que aprendemos. 

Aceleração do algodão orgânico

Essa iniciativa da Rare, na China, realizou ações para incentivar e acelerar a produção do algodão sustentável no país. O projeto durou quatro anos e aprendemos, por exemplo, a importância de compreender a cadeia de valor e identificar possíveis parcerias antes do início do projeto. Saiba mais aqui. 

UP! + treinamento para trabalhadores com base na comunidade

Em Bangladesh, nosso parceiro Awaj Foundation liderou um projeto que tinha como premissa a ideia de que trabalhadoras e trabalhadores qualificados têm mais chances de negociar e reivindicar seus direitos visando a melhoria das condições de trabalho. Foram três anos de apoio e aqui estão as lições que aprendemos. 

 

 

 

Partilhar