World Vision México e Instituto C&A no combate ao trabalho infantil

Partilhar


 

Visando contribuir para a prevenção e erradicação do trabalho infantil na indústria da moda dentro do estado de Puebla, a World Vision México e o Instituto C&A se uniram para implementar uma iniciativa que teve início em outubro de 2019 e será desenvolvida durante dois anos em seis comunidades da região de Tehuacán.

“Tehuacán é uma zona com alta incidência de violência, e foram identificadas outras situações de vulnerabilidade dos direitos humanos de crianças, adolescentes e adultos, como o tráfico de pessoas e o trabalho infantil. Em Tehuacán existe uma presença importante da indústria têxtil, destacando-se a confecção de calças jeans. Recebemos informações de que há prevalência de trabalho infantil entre os fornecedores das indústrias têxteis”, explicou Óscar Castillo, diretor do projeto Campos de Esperança da World Vision México.

O projeto tem uma abordagem integral, e inclui treinamento para a detecção e retenção escolar de crianças e adolescentes nas escolas, campanhas de conscientização dentro da comunidade, parcerias com representantes da iniciativa privada, além da adaptação de metodologias da World Vision baseadas em programas como o Empoderando Famílias, que visa aumentar as fontes de renda dos núcleos familiares, evitando que menores de idade ingressem na força de trabalho.

Vale destacar que alguns dos representantes da iniciativa privada pertencem à Câmara Nacional da Indústria do Vestuário (Canive) e à Câmara de Comércio do estado de Puebla, além de membros da sociedade civil. “Os líderes comunitários são imprescindíveis para promover a participação das comunidades nestas iniciativas. Por essa razão, sempre decidimos junto com eles qual seria a melhor maneira de abordar este problema de acordo com seu contexto, sua experiência, interesses e expectativas”, acrescentou Ismael Solís, Gerente Regional dos estados de Puebla, Oaxaca e Veracruz para a World Vision México.

Além disso, no projeto, a World Vision México trabalhará junto com os representantes da Secretaria do Trabalho e Previdência Social do Estado de Puebla (STPS), Sistema Nacional para o Desenvolvimento Integral da Família (DIF), Procuradoria Estatal de Proteção de Crianças e Adolescentes (PRODENNA), e Sistema de Proteção Integral dos Direitos das Crianças e Adolescentes (SIPINNA) na revisão de regulamentos e protocolos de investigação sobre o trabalho infantil na região, criando melhores estratégias de proteção dos direitos da infância dentro e fora do estado de Puebla. “Estima-se que este projeto terá um impacto direto em 500 crianças, e em cerca de 2.000 indiretamente. Por experiências anteriores observamos que, ao estabelecer parecerias com outras escolas ou dirigentes dos municípios próximos podemos abarcar mais comunidades. É por isso que também dialogamos com alguns representantes das autoridades locais”, agregou Solís.

Fundada em 1950, a World Vision é uma organização que trabalha com pessoas de grupos vulneráveis na busca por justiça social. Esta organização, que está presente em aproximadamente 100 países atua no México desde 1982 defendendo os direitos da infância e possui escritórios em 8 estados.

Através do desenvolvimento comunitário e de uma estreita colaboração com os diferentes tomadores de decisões, a World Vision México e o Instituto C&A buscam prevenir o trabalho infantil na indústria da moda, estabelecendo as bases para que todas as partes envolvidas nesta indústria possam prosperar.

Para mais informações sobre a World Vision México, visite seu site.

Partilhar